Se você tem se questionado qual é o seu lugar no mundo; Como amar mais a Deus e aos irmãos; ou ainda tem procurado um sentido maior para sua vida, algo além da sua dedicação profissional, além da vida acadêmica e familiar?
Até mesmo se já segue a Jesus na sua paróquia, comunidade ou grupo, mas sente que ainda falta algo…
Esses podem ser sinais de um chamado mais específico: uma vocação à vida religiosa!
Muitas jovens têm dificuldade de entender e responder ao chamado de Deus. Sentem-se inquietas e atraídas à vida religiosa, mas não têm clareza do chamado. Por isso é tão importante fazer um bom acompanhamento vocacional, e nós estamos aqui para te ajudar!
Existe um caminho de discernimento vocacional esperando por você!
Seja uma vocacionada na Congregação das Irmãs Palotinas!
Faça o seu cadastro e venha descobrir o que Deus sonha para a sua vida!
A vocação é fruto do amor generoso do Senhor em nossas vidas. Assumir a vocação é responder ao chamado de Deus, é deixar nossa vida ser moldada pelo Seu amor. Quem chama é sempre Deus. Chama-nos para assumirmos uma missão evangelizadora, de fazermos da vida um sinal de Seu reino.
A vocação é um chamado permanente em nossa vida; é um dom. Vocação, discernimento e seguimento tornam-se, fundamentalmente, o caminho da realização humana. Jesus Cristo, em sua infinita ternura, não se cansa de nos chamar e qual a resposta você tem dado a Ele?
Somos mulheres que ouvimos o chamado do Senhor para um seguimento radical a Ele, e respondemos SIM a esse chamado. Confiantes na promessa de Jesus: “quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, campos, por causa de mim receberá cem vezes mais” (Mc 10, 29-30), nós também deixamos tudo para seguir Cristo, para cooperar em Sua missão de anunciar a Boa Nova da salvação.
Consagramos nossa vida na Congregação das Irmãs do Apostolado Católico – Palotinas – e na Igreja, através da profissão religiosa dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, a fim de imitar Cristo Jesus.
Dedicamos nossa vida ao anúncio do Evangelho, nos colocando à disposição para atender, na medida do possível, as necessidades da Igreja e da sociedade.
Vivemos com alegria e simplicidade, exercendo o apostolado a nós confiado, buscando a santidade e testemunhando ao mundo a autenticidade de nossa consagração.
• Simpatizar com a vida religiosa - Sim! Existe um jeito de ser e de viver próprio da vida consagrada, como você vê isso?
• Aproximar-se da Congregação - Conheça de perto o carisma e como vivem as irmãs Palotinas;
• Procurar o acompanhamento vocacional - pode acontecer de diversas formas, dependendo da sua realidade, mas é basicamente o acompanhamento de uma irmã com experiência e da Congregação para ajudá-la a discernir a sua vocação.
• Escutar a voz de Deus - Para ouvir a Deus é preciso empenho e coração aberto e não deixe de caminhar de acordo com as orientações vocacionais, dedicando-se a oração e a doação aos irmãos. Deus nos fala das mais diversas formas, o importante é deixar-se conduzir pela Sua Vontade.
• Ingressando no Aspirantado - após o discernimento externo, a jovem que deseja viver mais de perto a rotina e a vida das Irmãs faz o pedido para ingressar. Esta é a primeira etapa de formação, que tem por objetivo dar continuidade ao acompanhamento vocacional. A diferença é que, agora, a jovem passa a residir com as Irmãs. Essa proximidade serve para confirmar a vocação e proporcionar uma experiência da vida fraterna.
• Vivendo o Postulantado - É um período de autoconhecimento e preparação para o noviciado; A jovem aprofunda-se no amadurecimento dos aspectos humanos, afetivos e espirituais e outros próprios para esse período. Essa etapa, tem duração de 6 meses até 2 anos, de acordo com cada necessidade;
• Noviciado - Um verdadeiro “noivado” com Jesus Cristo. Nessa etapa cada irmã aprofunda-se ainda mais no carisma e vivência dos votos evangélicos. Este é um período mais longo, tem 2 anos de duração, sendo um canônico e outro apostólico. No noviciado, a jovem fortalece seu sim ao Senhor, conhece de maneira mais profunda os valores e as exigências da vida consagrada, tem a oportunidade de um maior aprofundamento na vida de oração e recebe uma formação mais intensa.No final desse período, a noviça faz o pedido para fazer a primeira profissão religiosa na Congregação
• Juniorato - Período em que se faz anualmente os votos temporários. No Juniorato, a irmã poderá dar continuidade aos estudos acadêmicos e aprofundar cada vez mais o sentido de sua vocação e missão. Esta etapa pode durar entre 5 e 9 anos
• Profissão Perpétua - Aqui a irmã, por graça de Deus, torna-se para sempre uma religiosa da Congregação das Irmãs do Apostolado Católico.
"Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que vosso fruto permaneça."
(Cf. Jo 15,16)
Congregação das Irmãs do Apostolado Católico Copyright 2022. Todos os direitos reservados.